

Confira as imagens
desta praia |
Tapera
Assim como a Praia de Caiacangamirim, ao norte da Ponta do mesmo nome, a Praia da Tapera foi local de vivência dos índios Carijó. Tapera é designação de pequena casa de índios. Popularmente, no português, veio a designar casa abandonada, em ruínas, ou simplesmente, local abandonado . Tal leva a crer, que a Praia da Tapera foi desabitada e abandonada por muitos anos, desde o extermínio do Carijó.
É uma praia de baía, interna, de águas mansas. Recebe maior impacto com o vento sudoeste ficando protegida por duas ilhotas. Tem limites ao norte com a ponta de Caiacangamirim e, ao sul na restinga que, nas marés baixas, liga a praia à Ilha Dona Francisca.
Sua areia é média e amarelada. O fundo do mar apresenta-se levemente lodoso e, em algumas partes, cascalhado. É piscosa e muito freqüentada por banhistas e pescadores amadores.
Integra a área do Distrito do Ribeirão da Ilha.
Dimensões : Extensão - Aproximadamente 520 metros e Largura de 2 a 11 metros.
Tapera do Sul é uma longa faixa de mangue que recebe, em seu trecho, o deságüe de três riachos com bom volume d'agua e outros pequeninos, formando um largo baixio lodoso, com pequenos bolsões de areia fina de cor cinza.
Seu limite tem início no Rio Basilio na Base do Morro da Tapera, ao Norte, e segue para o Sul até a Ponta dos Correias. A rodovia segue paralela a praia, em distância que varia de 40 a 10 metros e esta área, entre a estrada e a praia, vem sendo totalmente ocupada, de forma desordenada, por construções, ameaçando perigosamente a vida do ecossistema da Tapera e Rio Basílio.
Dimensões : Extensão - 1.500 metros e Largura de 1 a 50 metros.
Venha conhecer a Praia da Tapera Florianópolis espera por você!! |