

Confira as imagens
desta praia |
Lagoa do Peri
A Lagoa do Peri localiza-se no Sul da Ilha de Santa Catarina, próxima a Praia da Armação. Quem visita Florianópolis não pode ir embora sem conhecer esta atrativa reserva ecológica.
A Lagoa do Peri ao invés da Lagoa da Conceição é a maior lagoa de água doce do litoral catarinense, a ocupação da bacia hidrográfica inicia-se com a colônia açoriana da Freguesia de Nossa Senhora da Lapa do Ribeirão da Ilha instalada no século XVIII, que originou a comunidade do Sertão do Peri. O sertão do Peri, faixa de terra que faz limite entre os Distritos do Pântano do Sul e do Ribeirão da Ilha, conserva as características típicas dos antigos assentamentos, contribuição que fez a chegada tardia da energia elétrica.
A Lagoa do Peri foi tombada como Patrimônio Natural em junho de 1976, sendo o Parque Municipal da Lagoa do Peri criado e regulamentado no período de 1981 a 1982, com os objetivos de: proteger os recursos naturais; resgatar a cultura açoriana; criar um espaço de ação, educação e investigação ambiental na cidade e conciliar a proteção ambiental como adequado aproveitamento do potencial natural e paisagístico do Parque. No processo de criação do Parque foram demarcadas três áreas distintas, a fim de promover um melhor aproveitamento e conservação: reserva biológica (destinada exclusivamente à preservação, nas encostas norte e oeste), paisagem cultural (encosta sul) e área verde de lazer (restinga).
O Parque possui boa infraestrutura contendo churrasqueiras, sanitários, bar e estacionamento para você aproveitar com sua família de um passeio diferenciado, tomar banho numa praia lacustre e para as crianças há um pequeno parque infantil.
Aliás, o Parque tem três Trilhas Ecológicas demarcadas que podem ser visitadas, apresentam variáveis graus de dificuldade e a escolha é difícil, pois os três são atrativos. A saber: - Caminho do Saquinho - Trilha da Restinga - Caminho da Gurita
Ajude a conservar o Parque, o lugar do lixo é na lixeira. Respeite as indicações. Cuide o meio ambiente.
Venha conhecer a Lagoa do Peri, Florianópolis espera por você!!! |